Sexta, 24. Novembro 2017, Lisbon, 8ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa

8ª FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA
APRESENTAÇÃO EM PORTUGUÊS: https://drive.google.com/file/d/0Bz_NoENHidt1bzI4RUpWVzFlMDA/view

EN - PRESS RELEASE: https://drive.google.com/open?id=0Bz_NoENHidt1MW1paVlocDBMMWs
ES - COMUNICADO DE PRENSA: https://drive.google.com/open?id=0Bz_NoENHidt1cDVOZ0RUcGl6QVE
FR - DOSSIER DE PRESSE: https://drive.google.com/open?id=0Bz_NoENHidt1aUlBZ0R0cTVucFE

As edições de fotolivros e fotozines Ibero-americanas vão estar em destaque na 8ª Edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, com especial enfoque no Peru, país convidado desta edição.

Para além da mostra de fotolivros peruanos, estarão igualmente presentes algumas figuras de destaque do contexto fotográfico e editorial daquele país e que certamente irão contribuir para enriquecer o programa de apresentações e conferências que terão lugar em paralelo à oferta comercial existente na Feira.
Refira-se que este ano a Feira está inserida na programação oficial de Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017.

Entrada livre

ATIVIDADES:

Mercado de Fotolivros, Conferências, Apresentações, Exposições, Workshop e Oficinas para Adultos e Crianças.

APRESENTAÇÃO:

Entre 24 e 26 de novembro terá lugar no Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico a 8ª edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa, evento anual que reúne autores, editores independentes e livreiros, especializados em publicações fotográficas, fotolivros e fotozines.

Organizada por um grupo informal, Os Novos Suspeitos, e contando mais uma vez com o apoio institucional e a colaboração relevante do Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico, este
evento é concebido como um espaço experimental de exposição, venda, discussão e debate em torno do livro de fotografia e das diferentes formas que este pode assumir.

Ponto de encontro para os apaixonados pelos Livro de Fotografia, este evento anual que reúne autores, editores independentes e livreiros especializados em publicações fotográficas, fotolivros e fotozines, o único certame inteiramente dedicado ao livro de fotografia em Portugal, marcado por um ambiente de proximidade, informal e intergeracional, onde se facilita a comunicação direta e a partilha, a Feira do Livro de Fotografia de Lisboa tem-se constituído como uma Plataforma Activa, um polo dinamizador e valorizador da criação editorial no domínio fotográfico, contando com uma significativa adesão de públicos.

Ao abordar o fotolivro, não se deixará, no entanto, de abordar a fotografia produzida atualmente em Portugal e a sua relação com o contexto internacional, esperando continuar a contribuir positivamente para o desenvolvimento desejável da arte fotográfica em Portugal.

O PERU E O CONTEXTO IBERO-AMERICANO

Durante a 8ª Edição da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa irão ser destacadas edições de fotolivros e fotozines ibero-americanas, com especial enfoque no Peru, que é o país convidado da edição deste ano.

A par da mostra de fotolivros peruanos e de forma a criar maior proximidade com este contexto editorial, a organização da Feira em conjunto com o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico reuniram esforços para facilitar a vinda de algumas personalidades que têm vindo a destacar-se nesse contexto, como artistas, professores, curadores, editores que irão participar em conversas e debates a decorrer durante o evento.

Espera-se assim a presença de Fernando Fujimoto e de Musuk Nolte, artistas e co-editores da KWY Editorial.

Roberto Huarcaya, artista e professor de fotografia, editor da revista CDI do Centro de la Imagen de Lima e de Sueño de la Razón, uma revista latino-americana de fotografia, co-director da Bienal de Fotografia de Lima e de Lima Photo.

De Argentina, espera-se a Julieta Escardó, fotógrafa, editora, gestora cultural e docente de fotografia contemporânea. Dirige a FELIFA, Feria de Libros de Fotos de Autor - Felifa, que terá a 16º edição este ano em Buenos Aires, e já realizou 14 edições em diversas cidades da América Latina. Directora de la Editorial La Luminosa e faz parte da equipa editorial da revista Sueño de La Razón.

Vindo de Espanha, Olmo Gónzalez, artista, editor e co-responsável da Fiebre Photobook de Madrid irá abordar as relações transatlânticas relacionadas com o contexto ibero-americano e do estado actual da edição de fotolivro na Espanha.

Ambos irão viajar para Lisboa com o apoio da Iberia.

Estamos certos que os convidados deste ano irão certamente contribuir para enriquecer a nossa descoberta e compreensão do contexto ibero-americano e peruano, em particular.

O Peru e as suas especificidades não deixam, porém, de se inscrever no contexto transnacional cada vez mais dinâmico, com uma renovada geração de autores e projectos ligados à fotografia. Com isto em atenção, e em acordo com o projecto da Feira, a produção editorial peruana encontrar-se-à contextualizada dentro da sua geografia e dentro da produção fotográfica e editorial específica da América Latina.

EXPOSIÇÃO DE FOTOLIVROS IBERO-AMERICANOS

Neste sentido foi criada de forma colaborativa, a Exposição de Fotolivros Ibero-Americanos, resultando de uma convocatória internacional, que registou a participação de mais de 140 autores e cerca de 15 editoras. Este projeto colaborativo deverá juntar cerca de 150 livros oriundos de 13 país ibero-americanos, Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, que apresentará uma selecção da produção actual no domínio da edição dedicada à fotografia ibero-americana e desta forma revelar ao público português, e não só, a qualidade e originalidade das produções oriundas de diversos países da América Latina de língua espanhola e portuguesa, na qual será contemplada igualmente a vizinha Espanha e obviamente Portugal.
Cartaz da exposição: https://drive.google.com/open?id=0Bz_NoENHidt1WHRtZzcwTWVXSDA

Após a Feira, esta exposição irá itinerar por Madrid na Fiebre Photobook e em A Estrada, na Galiza na Dispara Xestión Cultural.

Na 8ª edição, será dada continuidade a algumas das iniciativas implementadas em anos anteriores e que certamente continuarão a alimentar o interesse e a satisfação do público e dos participantes.

A importante colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa, favorece esse encontro em torno do livro de fotografia e lembra, a cada um dos amantes da fotografia, a relevância cultural deste espaço, evidenciando uma vez mais, que o Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico é a única instituição pública na capital integralmente dedicada à fotografia.

CONVERSAS E APRESENTAÇÕES

Ao longo dos três dias do evento, irão ter lugar um conjunto de Apresentações, Conversas e Debates em torno da Fotografia e mais especificamente da edição de fotolivros.
Nesta edição em particular, o destaque estará centrado no contexto fotográfico e editorial peruano em particular e ibero-americano em geral, com a presença de vários oradores convidados oriundos do Peru e outros países ibero-americanos.
As diversas questões nos planos editoriais nacionais e outros aspectos mais técnicos de produção farão igualmente parte dos objetos das Conversas.
O programa completo será divulgado No início de Novembro.

PARTICIPAÇÃO DOS AUTORES

A consolidação das atividades dedicadas aos Autores e respetivos projetos de edição estarão no centro das preocupações da Feira.
O átrio do Arquivo receberá a exposição das Maquetas/Dummies.
Esta mostra tem despertado ano após ano um interesse crescente, tanto junto dos Autores como da comunidade de leitores.
Com esta exposição pretende-se favorecer a criatividade editorial no domínio do fotolivro e permitir, em alguns casos, o encontro de parcerias facilitando a sua concretização.
Na sala de leitura do Arquivo e durante dois dias, diversos Autores ou Coletivos de Autores, irão apresentar os seus projetos fotográficos individuais.
Na sala destinada ao Mercado de Fotolivros a bancada principal será dedicada aos Autores, utilizada enquanto espaço coletivo destinado à promoção das auto-edições.

O MERCADO DE FOTOLIVROS

Um dos elementos fundamentais da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa é o seu Mercado de Fotolivros.
Ao longo dos 3 dias, esta secção da Feira irá favorecer o encontro entre o público e diversos atores com um papel relevante dentro do contexto do fotolivro.
Na sala principal do Arquivo Fotográfico e junto ao Espaço dos Autores, estarão presentes os principais Editores Independentes de Fotolivros Portugueses, algumas das Livrarias Independentes implantadas em Portugal, bem como representantes oriundos de outros países. Neste espaço, os apreciadores de fotolivros e fotozines deixar-se-ão surpreender pela diversidade de propostas editoriais e eventualmente adquirir livros, incluindo novidades e raridades.

Podemos afirmar que o Mercado de Fotolivros, com os seus milhares de livros, será a melhor livraria de fotolivros do país durante o período de um fim de semana.

Secção dos Editoras

Dostoevsky Photography Society (Rússia) http://dostoshop.tictail.com
Editorial KWY (Peru) http://www.kwyediciones.com
FELIFA e Editorial La Luminosa (Argentina) http://laluminosaeditorial.tumblr.com
Ghost Editions (Portugal) http://www.ghost.pt
Malenki - Fotografische editionen (Alemanha) https://malenki.net
Muga Project (País Basco / Espanha) http://mugaproject.com
The Unknown Books (Portugal) http://theunknownbooks.net
Void (Grécia) https://void.photo

Secção das Livrarias

Alexandria Livros - Alfarrabista (Portugal) http://www.alfarrabistas.com/Alexandria+Livros
Livrarias Book House (Portugal) https://www.facebook.com/livrariabookhouse
Dispara Xestión Cultural (Galícia / Espanha) http://dispara.org
STET Livros & Fotografias (Portugal) http://stet-livros-fotografias.com
PARALLEL - European Photo Based Platform (Europa)


ORGANIZAÇÃO DA 8ª FEIRA DO LIVRO DE FOTOGRAFIA DE LISBOA

APOIOS E COLABORAÇÕES:

Arquivo Municipal de Lisboa | Fotográfico
http://arquivomunicipal.cm-lisboa.pt/

Imagem gráfica da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa generosamente realizada por Márcio Azevedo
http://cargocollective.com/mazestudio

ORGANIZAÇÃO:
“Os Novos Suspeitos”
https://www.facebook.com/LisbonPhotobookFair

Coordenação geral da Feira
lisbonphotobookfair@gmail.com

A equipa da Feira do Livro de Fotografia de Lisboa – Os Novos Suspeitos - é composta pelos seguintes elementos:
João Miguel Baptista - jmmsbaptista@gmail.com (Books/Authors’ Projects)
Maria Lopes - smlxlxxl@gmail.com (Books/Authors’ Projects)
Pedro dos Reis - m0rph3u@gmail.com (Editors and Books/Authors’ Projects)
Fabrice Ziegler – lisbonphotobookfair@gmail.com (Coordination of Fair)

8ª Feira do Livro de Fotografia de Lisboa

Encontrar mais eventos em torno de você
Obter recomendações de eventos com base em seu gosto Facebook. Obtê-lo agora!Mostre-me os eventos adequados para meAgora não